SGPD – Sistema de Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento

 1. Descrição Geral do Sistema
O SGPD é uma ferramenta para a gestão eficiente do Programa de P&D e dos projetos de P&D, projetado para suportar os rígidos requisitos dos ambientes coorporativos atuais, fornecendo um conjunto completo de serviços e de manipulação automática de vários detalhes inerentes ao ambiente, tais como: Controle Transacional, Ajuste de Desempenho, Persistência, Segurança, Escalabilidade e Gerência de Recursos: Processos, Threads, Memória, Conexões com Banco de Dados e Sessões com Usuários.
Desenvolvido sobre a plataforma Java com a utilização do servidor de aplicação JBoss 4.2, possui integração total com o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Oracle 9i ou superior. O IReport/Jasper foi incorporado ao sistema com o objetivo de prover relatórios compactos, práticos e de fácil manuseio para o cliente.
O SGPD possuirá duas modalidades de aplicação, uma para mono empresa [ME] e outra para multi-empresas [MUE]. Para ambas as modalidades o cliente poderá escolher entre três versões: Básica – MEB ou MUEB, Avançada – MEA ou MUEA e Full – MEF ou MUEF. A diferença entre as versões está nas funcionalidades que o sistema fornecerá ao usuário, onde a Versão Básica contempla um grupo básico de módulos, a Versão Avançada é a incorporação ao grupo básico de módulos de outros módulos adicionais, e finalmente a Versão Full que seria a completa com todos os módulos existentes, sendo assim, possível ao cliente adquirir a Versão Mono empresa que melhor lhe atender (MEB, MEA ou MEF) e que contemple todos os seus módulos de interesse.
Em um ambiente visual agradável, eficiente e prático o usuário poderá além da possibilidade de Cadastrar informações de interesse da Empresa e/ou Importar Projetos de P&D do “Formulário Eletrônico de Projetos” versão 1.3.0.0 da ANEEL, contar com as principais funcionalidades da Versão Básica Mono Empresa (MEB):

  1. Acesso via Web, tanto por intranet ou internet.
  2. Administração:
    1. Cadastro de Notícias, Usuários e Perfil de Acesso, Material de Apoio.
  3. Gerenciamento de Acesso de usuários
    1. Controle de acesso de usuários com níveis de "perfil de acesso" individualizados.
  4. Importação e visualização de arquivos:
    1. Importação de Arquivos PRJ que ainda não tenham emitido relatórios quadrimestrais e finais.
    2. A visualização dos Dados Importados do arquivo PRJ, Parcial (Item Projeto com identificação, áreas, descrição, riscos, resultados, entidades, equipe, recursos e etapas) com Observações Complementares Adicionais
  5. Cadastro Geral, de Programas e de Projetos:
    1. Cadastro Geral: Ciclo, Participantes, Entidades, Sites de Interesse (Categoria e Sites), Financeiro (Responsável, Centro de Custo, Ordens de Custo, Rubricas, e Classes Contábeis).
  6. Acompanhamento e Gerenciamento de Programas, Projetos e Equipes:
    1. Acompanhamento físico e financeiro previsto e realizado por projeto, por programa, por ciclo, por exercício e por classificação contábil da empresa.
    2. Acompanhamento Fiscal por projeto, por programa, por ciclo, por exercício e por rubrica da Aneel.
    3. Acompanhamento de transferência de know-how de treinamento e desenvolvimento agregado para as empresas, Titularizações, Publicações, Treinamento.
    4. Hospedagem de arquivos tipo Técnico e Burocrático com conteúdos diversos, tais como: projeto aprovado (arquivo PRJ), despachos, cartas, contratos, artigos técnicos, apresentações, filmes, etc.
  7. Relatórios Gerenciais por Programa, Períodos, Projetos e Grupos:
    1. Relatórios tipo: Resumo por Projeto e por Grupo; Financeiro por Projeto e por Grupo; Físico por Projeto; Fiscal por Projeto e por Grupo; Capacitação e Publicações por Projeto e por Grupo; Participantes por Projeto e por Grupo; Entidades por Projeto e por Grupo; Ciclo ou Equivalente.

2. Conteúdo do Sistema

O cliente poderá escolher entre as três versões da modalidade SGPD (MEB, MEA e MEF) para mono empresas. As versões Avançada (MEA) e Full (MEF) são compostas pelas funcionalidades da versão Básica acrescidas de funcionalidades extras, sendo a versão Full (MEF) contemplará todos os módulos tornando assim a versão mais completa do SGPD.
A versão Avançada (MEA) foi criada para atender aquele cliente que deseja adquirir uma ou mais das funcionalidades extras, ficando livre para compor o formato desejado do SGPD.

3 – Descrição Técnica: Requisitos de Software e Hardware
O Sistema de Gestão do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento - SGPD foi desenvolvido sobre a plataforma Java 2 Enterprise Edition, que tem como objetivo atender aos requisitos fundamentais do ambiente coorporativo, tais como: Integração com Sistemas Legados, Robustez, Alta Disponibilidade, Segurança, Confiabilidade, e Escalabilidade. Esta plataforma é voltada para aplicações de rede, internet e intranets, agregando uma infinidade de tecnologias que possibilitam o desenvolvimento de sistemas eficientes e flexíveis.
O SGPD é um sistema cliente/servidor que possibilita o acesso via browser, internet Explorer 7 ou superior, tendo seu gerenciamento de dados executado pelo Oracle 9i. O Jboss 4.2 é utilizado como servidor de aplicações e o IReport 2.0/Jasper como emissor de relatórios.
Com o intuito de garantir um funcionamento adequado e eficiente, sugere-se o seguinte ambiente de execução:
- 1GB de memória RAM mais uma média de 20 a 25 MB para cada usuário CONCORRENTE do sistema.

- um processador dois core duo 2.0 ou superior: o sistema roda em processadores com menor poder computacional, mas, isto afetará o desempenho do SGPD.

- HD de 160 GB ou superior
- a capacidade de armazenamento será limitada pela quantidade e tamanho de arquivos armazenados por cada usuário do sistema.
- Instalação do JBoss 4.2.x, JDK 1.6.x, Oracle 9i ou superior e IReport 2.0/Jasper

.
Cabe salientar que o limite de acesso de usuários concorrentes ao sistema é limitado por diversos fatores relacionados ao ambiente de execução do sistema que o cliente configurar, entre eles pode citar:
            - Limite de acesso de usuários definido pela licença do Oracle 9i ou superior.
            - Quantidade de permissões de acesso definidos na licença de uso do Sistema Operacional de Rede do Servidor.
O desempenho do SGPD é influenciado pelo ambiente onde ele será executado, portanto, as definições acima servem apenas como sugestões para que o usuário tire o melhor proveito do sistema, cabendo ao cliente o papel de melhorias do ambiente (memória, HD, processador, compartilhamento de ferramentas, etc.) quando julgar necessário.

4. Adequação e Implantação do SGPD

Entende-se por adequação todas as alterações solicitadas pelo cliente e que não são contempladas nas funcionalidades da Versão Básica – MEB /Avançada – MEA /Full - MEF Mono empresa, cujos custos serão de responsabilidade do próprio cliente.
Para a adequação e implantação do SGPD será necessário que o cliente indique um SPONSOR com as seguintes responsabilidades:
     - fornecer todas as informações necessárias para as adequações solicitadas.
     - testar e validar o SGPD e as adequações quando solicitadas.
     - organizar junto ao responsável da área, a configuração do ambiente de execução do SGPD. Esta configuração inclui, entre outras coisas: definição do servidor, instalação dos softwares (oracle, Jboss, Ireport, JDK, etc.), liberação de acesso para configuração do SGPD, etc.
     - intermediar a comunicação entre as áreas de TI do cliente e da MFAP.
Sendo assim, o Sponsor será a porta de comunicação da MFAP com o cliente sendo responsável, junto com a MFAP, pelo encaminhamento perfeito do processo.
A MFAP sugere a implantação do SGPD em duas fases: [1] primeiro para uso exclusivo do Sponsor e [2] depois para uso de todo os usuários do sistema. Na primeira fase [1], o SGPD será instalado em uma máquina de uso do Sponsor, para que ele aprenda e se familiarize com todas as funcionalidades do sistema, efetue todos os testes e sugira as adequações necessárias. A segunda fase [2] terá seu início a partir do momento em que todas as alterações e implementações necessárias foram realizadas e testadas pelo Sponsor, podendo assim ocorrer a instalação do SGPD no servidor, onde os demais usuários, devidamente treinados, passarão a utilizar o SGPD.

5. Contratação de Serviços para Atualizar o Banco de Dados “Carga de Projetos” no SGPD

      A MFAP com o objetivo de facilitar e tornar o uso do Software mais amigável contará com uma equipe especializada, que estando acordado entre a Contratada e a Contratante executará os serviços técnico e comercial para a atualização do banco de dados do SGPD. Entende-se por atualização a importação dos projetos, inserção dos dados do cadastro geral, inserção de dados dos projetos já executados ou em execução, estando os mesmos em arquivos digitais ou em papéis.